Carregando... aguarde
A natureza e o meio ambiente como inspiração para as loucas pinturas de Robert Connett - Guia das Artes
A natureza e o meio ambiente como inspiração para as loucas pinturas de Robert Connett
A natureza e o meio ambiente como inspiração para as loucas pinturas de Robert Connett
inserido em 2021-04-07 16:12:01
Conteúdo

 

natureza e as infinitas variedades em seus tantos ecossistemas são a inspiração para as pinturas do artista estadunidense Robert Steven Connett.

Pelo pincel de Connett, seres como plânctons, micróbios, esponjas, medusas e os mais exóticos insetos se tornam peças em explosivas e psicodélicas pinturas acrílicas, cada uma reunindo as mais incríveis formas de vida – em seus traços reais, mesmo que exagerados pela imaginação do artista que, nas palavras do próprio, busca sua inspiração na “flora e na fauna do mundo natural, especialmente em suas origens oceânicas”.

As origens do próprio Connett também são oceânicas, já que o artista é natural de San Francisco, na Califórnia, e cresceu fascinado pela natureza e suas formas de vida – especialmente diante da infinitude de seres vivendo nas águas do oceano. Quem primeiro vê seus quadros pode pensar que, pela riqueza de detalhes e a complexidade de seus padrões, se trata de obras feitas digitalmente, mas cada peça foi inteiramente pintada pelo artista – que chega a gastar 2 mil horas para concluir um único quadro.

 
 
Quadro de Robert Steven Connet

As questões ambientais também movem as criações do artista

Autodidata e tendo crescido com a pintura como um hobby que se se tornou central em sua vida, Connett escolhe o que pintar a partir do fascínio que sempre teve pela tema da natureza, mas o impacto da ação humana sobre o meio ambiente passou a oferecer outro sentido para seu ato de pintar. “Meu trabalho se tornou um santuário formado em minha imaginação”, ele diz. “Os efeitos das mudanças climáticas são tão terríveis que eu me sinto compelido a me esconder em meu mundo, enquanto vejo o planeta perdendo mais de 100 espécies por dia – eu sinto um desespero sombrio”.

 
Quadro de Robert Steven Connet

Robert Connet cresceu diante do – e inspirado pelo – mar da Califórnia

Quadro de Robert Steven Connet

O artista autodidata faz da denúncia contra a ação humana a intensão de seu trabalho

Seu trabalho se assemelha com as tradicionais ilustrações em livros científicos, mas também com as mais loucas ilustrações que já estamparam, no passado, os livros especializados principalmente na fauna marinha. O artista vê hoje seu trabalho como um tributo à vida como ela era antes das grandes extinções modernas começarem, e torce pra que, para além da apreciação estética, seus quadros ganhem um propósito ainda maior.

Quadro de Robert Steven Connet

As tradicionais ilustrações antigas de livros científicas também são influência

Quadro de Robert Steven Connet

Fauna e flora, da terra e do mar, se tornam em formas psicodélicas pelos quadros de Connet

 

Fonte: Hypeness

 
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Qua
13/Mar
Aduana -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais