Carregando... aguarde
A Bienal ta On - Guia das Artes
A Bienal ta On
A Bienal ta On
A mostra coletiva da 34ª Bienal de São Paulo foi adiada para 2021, mas a Fundação Bienal não parou!
inserido em 2020-11-04 13:51:33
Conteúdo

 

Expandimos nossa programação com uma série de atividades on e off-line (de acordo com as condições e protocolos estipulados pelas autoridades sanitárias).

Entre as ações digitais destacamos algumas novidades como Visitas aos ateliês / Studio visits, Encontros com artistas, Minicursos e Encontros internacionais / International Encounters. Entre as presenciais, a exposição Vento é o nosso convite para quem mora ou pretende visitar São Paulo nas próximas semanas!

Veja os detalhes dessas e das outras atividades aqui embaixo e lembre-se: a participação em todas as nossas ações continua sendo gratuita, claro. : )

Siga a gente no InstagramFacebook e Twitter e cadastre-se no nosso mailing para acompanhar as novidades e ficar por dentro de tudo que acontece na Fundação Bienal de São Paulo!

 
 

Exposição Vento_

Acompanhando o calendário de reabertura das instituições culturais da cidade de São Paulo, convidamos vocês a visitar a mostra Vento de 14 de novembro a 13 de dezembro de 2020 no Pavilhão Ciccillo Matarazzo!

No dia 13 de novembro, às 18h, uma performance de Paulo Nazareth no edifício fechado (sem público presencial), que poderá ser acompanhada pelo público ao vivo pelo Instagram da Bienal, marca a abertura da exposição.

Para a mostra, que é parte da programação da 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto, a Fundação Bienal está seguindo rigorosamente os protocolos sanitários estabelecidos para o setor cultural e a visitação se dará mediante agendamento.

Saiba mais sobre a exposição e agende sua visita aqui.

E siga nosso instagram para assistir à performance de Paulo Nazareth ao vivo dia 13 de novembro, às 18h!

 
 

Visitas aos ateliês / Studio visits_

Uma forma muito instigante de se aproximar da produção de arte contemporânea é conhecê-la pelas mãos dos próprios artistas visitando seus locais de trabalho. Na série Visitas aos ateliês / Studio visits, é possível conhecer os ateliês dos artistas, acompanhar a pesquisa e produção das obras e ver projetos em primeira mão! Inspirados nesta ideia, os curadores da 34ª Bienal farão 12 visitas a distância a ateliês de artistas confirmados para esta edição da Bienal.

Recheamos o registro dessas conversas com imagens das obras

e dos seus espaços de trabalho. Os vídeos finais, de até 10 minutos, serão publicados a cada mês no nosso IGTV (Instagram), até agosto de 2021.

Para assistir, acesse o perfil da Bienal no Instagram e busque pelo destaque “Studio visits” ou visite o site da 34ª Bienal.


Próxima visita_


28 de outubro, às 11h
Studio visit com Juraci DóreaEncontros com artistas_

 

Nesses encontros, organizados na série As vozes dos artistas, os curadores da 34ª Bienal conversam com artistas brasileiros e estrangeiros para discutir os enunciados da mostra. O que são enunciados? São objetos com histórias marcantes e em torno dos quais as obras serão distribuídas na exposição, sugerindo leituras poéticas multifacetadas.

Os encontros têm um formato híbrido, composto por entradas ao vivo e entrevistas gravadas. Ao final, guardamos um tempo para responder às perguntas do público, claro! Cada encontro discutirá sobre um enunciado diferente e, para participar, é só realizar sua inscrição nos canais da Bienal.

São 6 encontros programados nos meses de outubro e novembro de 2020 e março, abril, maio e junho de 2021.

Agende-se!


Próximo encontro_


26 de novembro, às 19h
As vozes dos artistas #2
cantos tikmũ’ũn
Inscrições a partir de 16 de novembro pelo site 34.bienal.org.br/agenda. A live terá interpretação em libras.

Minicursos a distância sobre os enunciados_

Os minicursos serão conduzidos por profissionais da Fundação Bienal e vão aprofundar as questões levantadas em cada um dos Encontros com artistas. O curso é composto por 4 reuniões virtuais (com 1h30 de duração, cada) que apresentam trechos inéditos das entrevistas com artistas, discutem os temas previamente abordados, compartilham referências bibliográficas e outros materiais de pesquisa. Cada turma tem 80 vagas disponíveis.

Para participar, é só realizar sua inscrição nos canais da Bienal. Serão 6 minicursos que acontecerão nos meses de outubro e novembro de 2020 e março, abril, maio e junho de 2021. Marque na agenda!


Próximo minicurso_


1 a 10 de dezembro, terças e quintas (1, 3, 8 e 10/12), às 19h
Tema: o enunciado cantos tikmũ’ũn
Inscrições a partir de 23 de novembro pelo site 34.bienal.org.br/agenda
80 vagas

Encontros internacionais / International Encounters_

Ao longo do processo de construção de uma grande exposição como a Bienal de São Paulo, o time curatorial viaja pelo mundo para pesquisar artistas e obras que integrarão o projeto. Durante 2019 e 2020, essas viagens foram aproveitadas para apresentar o projeto da 34ª Bienal em várias cidades do Brasil e do mundo. A restrição aos deslocamentos físicos que enfrentamos atualmente não impossibilita que a Bienal continue chegando a outros territórios! O movimento continua vivo pela internet por meio de encontros elaborados em parceria com instituições do mundo todo. Neles, os curadores aprofundam aspectos do projeto da 34ª Bienal em diálogo com os agentes da cena artística de cada local.

Em 2019, foram realizados 15 encontros internacionais nos seguintes países: Argentina (Fundación PROA); Chile (Centro Nacional de Arte Contemporáneo Cerrillos);

Equador (Universidad de las Artes); Alemanha (Städelshule); Bélgica (Higher Institute for Fine Arts); Dinamarca (Arte Hub Copenhagen); Espanha (Museo de Bellas Artes de Bilbao); França (Centre Pompidou); Finlândia (HAM museum); Holanda (de Ateliers); Irlanda (Irish Museum of Modern Art); Israel (Centre of Contemporary Art); Portugal (Galeria Zé dos Bois); Noruega (Office for Contemporary Art Norway); Estados Unidos (Americas Society) e Nova Zelândia (Whiti o Rehua).

Para 2020 e 2021, estamos planejando encontros internacionais na África do Sul (The Center for the Less Good Idea, Joanesburgo) e na Rússia (Garage Museum of Contemporary Art, Moscou), e muito mais!

Você fala outras línguas? Acompanhe o nosso calendário para participar. :)


 

 

Correspondências curatoriais_




Os profissionais envolvidos na 34ª Bienal, sejam artistas, curadores ou colaboradores, têm escrito correspondências abertas que refletem direta ou indiretamente sobre o desenvolvimento da exposição. Este conteúdo rico e cheio de referências está sendo compartilhado com o público da Bienal, via newsletter, desde fevereiro de 2019 e seguirá até agosto de 2021.

Quer receber essas correspondências? Cadastre-se aqui no nosso mailing. :)


Próxima correspondência_


10 de novembro
Escrita por Jacopo Crivelli Visconti, curador geral desta edição

 

#BienalEmCasa_




Você sabia que a Fundação Bienal produz conteúdos digitais, incluindo sites para as Bienais de São Paulo, desde 1996? Ao longo desse período de mais de duas décadas, a instituição constituiu um rico acervo de conteúdos on-line, que continua ativo até os dias de hoje. Em andamento desde abril de 2020, a iniciativa #BienalEmCasa retoma este acervo e o envia em pequenas pílulas para os entusiastas mais curiosos da arte contemporânea.

São newsletters compostas por pequenos artigos e links que relembram obras, exposições, publicações, cartazes e outras referências que fizeram parte da história da Bienal.

A #BienalemCasa tem periodicidade mensal e não tem prazo para acabar! (Oba!)

Quer conhecer? Inscreva-se aqui no nosso mailing!

Lembre-se: a Bienal continua “ON” até 2021. Isso significa que essa programação virtual ainda vai crescer (e muito!).

Para não perder nada, acompanhe a Bienal no InstagramFacebook e Twitter ou receba notificações personalizadas da programação, preenchendo este formulário aqui

Toda a nossa programação só ganha sentido com a participação do público. Sua presença é essencial para fazer a Bienal ser o que é!

 
Visite o site da bienal: http://bienal.org.br/taon
Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais