Carregando... aguarde
A Bienal de Paris cancela a edição 2020 - Guia das Artes
A Bienal de Paris cancela a edição 2020
A Bienal de Paris cancela a edição 2020
O que isso significa para outras feiras de arte neste outono?
inserido em 2020-05-13 17:48:19
Conteúdo


Presidente da feira de Paris diz que milhares de revendedores e colecionadores não podem se reunir este ano devido à pandemia de coronavírus.

Para o excesso de feiras de arte agendadas - e remarcadas - para este outono, o anúncio de hoje de que a La Biennale Paris está cancelando seu evento de 2020 será um golpe no corpo. A 32ª edição da robusta feira de arte e antiguidades aconteceria no Grand Palais de 18 a 22 de setembro, coincidindo quase exatamente com a Art Basel. O próximo evento será realizado em setembro de 2021.

Georges De Jonckheere, presidente da feira de Paris, afirma em comunicado que “a situação da saúde não permitirá a organização de um grande evento internacional como o La Biennale Paris e a reunião de milhares de revendedores, colecionadores, profissionais e visitantes, como está. doe a cada ano ”.

A prioridade da feira e a do Syndicat National des Antiquaires (SNA), a associação francesa de revendedores de antiguidades que administra a La Biennale, é “garantir a saúde de todos os envolvidos e agir de forma responsável em benefício de nossa profissão, que já é difícil. atingido pelo surto de Covid-19 ”, diz De Jonckheere. Mais de 85 revendedores confirmaram sua participação.

“Devemos aos revendedores eliminar toda a incerteza informando-os da decisão hoje, para que eles possam ter uma visibilidade adequada no último trimestre deste ano. Graças às medidas iniciais adotadas pelo SNA, nossos expositores não enfrentam riscos financeiros ”, acrescenta.

Graças a um pacote de resgate do governo francês, que oferecia até € 300 bilhões em garantias de crédito para empresas afetadas pelo surto de Covid-19, a La Biennale pôde oferecer aos expositores um plano de pagamento estendido por quatro meses após a feira. Além disso, os pagamentos antecipados normalmente solicitados antes do show foram dispensados.

Galerias como Didier Claes, Colnaghi, Ariadne e Lucas Ratton já se comprometeram com a edição de 2021, enquanto os organizadores da feira estão atualmente trabalhando em uma série de eventos online para este ano. Devido a grandes obras de renovação no Grand Palais a partir de 2021, a feira não voltará ao seu local tradicional por pelo menos três anos.

As feiras de arte na vizinha Bélgica parecem estar adotando uma abordagem semelhante. Na semana passada, foi anunciado que a sexta edição da Art on Paper, feira internacional de desenho contemporâneo, com sede em Bruxelas, também programada para 17 a 20 de setembro, havia sido cancelada.

Citando as “incertezas ligadas à evolução da crise do Covid-19, as restrições impostas por nossos governos, particularmente em nossas viagens e as restrições ligadas à organização de reuniões”, os organizadores da feira disseram que “não estavam em posição de garantir a organização da edição 2020 da feira nas melhores condições ”. O próximo show acontecerá no Bozar Center for Fine Arts em setembro de 2021.

Agora, grandes pontos de interrogação pairam sobre a Art Basel, que foi adiada de junho para 17 a 20 de setembro, bem como as principais feiras de outubro, incluindo a Fiac em Paris, atualmente programadas para acontecer no Grand Palais apenas um mês após a La Biennale e Frieze London. .

Atualmente, os museus estão reabrindo provisoriamente na Suíça, embora sejam capazes de impor o distanciamento social de maneiras que as feiras de arte e todos os eventos noturnos que os acompanham não podem. No auge de 2015, o jantar de gala da La Biennale recebeu 1.500 pessoas, embora esse número tenha sido bastante reduzido no ano passado. Enquanto isso, o Conselho Federal da Suíça deve tomar uma decisão no final de maio sobre a extensão da proibição de eventos de mais de 1.000 pessoas além de 31 de agosto. Mesmo assim, há dúvidas sobre se uma feira do tamanho de Art Basel pode ser revertida em duas semanas.

A incerteza sem dúvida aumenta a dor de cabeça na empresa-mãe suíça da Art Basel, MCH Group. A edição de 2021 de sua sitiada feira de relógios e joias Baselworld foi cancelada, aparentemente devido a razões financeiras. A feira foi adiada originalmente de abril deste ano para janeiro de 2021, mas no mês passado seus principais expositores - Rolex, Patek Philippe, Chanel e LVMH - saíram para montar uma feira rival em Genebra. Os expositores estavam aparentemente descontentes com os termos do reembolso e as decisões recentes tomadas pelo MCH Group, que passou por uma reestruturação desde janeiro.

Fonte: https://www.theartnewspaper.com/news/la-biennale-paris-cancels-2020-edition-what-does-this-mean-for-other-art-fairs-this-autumn

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais