Carregando... aguarde
Por que colecionadores inteligentes estão focando em fotografia de moda - Guia das Artes
Por que colecionadores inteligentes estão focando em fotografia de moda
Por que colecionadores inteligentes estão focando em fotografia de moda
As fotos de moda há muito são um elemento importante dos leilões de fotografia, mas 2019 viu um aumento no momento do mercado. O especialista Jude Hull explica por que.
inserido em 2019-12-11 14:18:40
Conteúdo

 

As páginas das revistas de moda estão cheias de imagens idealizadas de glamour e beleza.

As melhores dessas fotografias, que apresentam uma interseção entre fantasia e sublime, tornaram-se cada vez mais colecionáveis nos últimos anos, com imagens de artistas como Herb Ritts, Helmut Newton, Richard Avedon e Peter Lindbergh, aparecendo regularmente nas 10 melhores listas de resultados do leilão.

Embora os preços das fotografias de moda tenham sido particularmente fortes em 2019, o momento está aumentando há um tempo - em 2014, o New York Times proclamava com confiança 'a fotografia de moda é a estrela em ascensão da arte'.

No mesmo recurso, Mark McKenna, diretor executivo da Herb Ritts Foundation, afirmou que em tempos economicamente desafiadores o apelo dessas imagens residia no fato de que 'as pessoas queriam se cercar de imagens de glamour e beleza quando as coisas eram difíceis, e as fotos de moda representavam o oposto do que acontecia no seu dia-a-dia.

Elizabeth Broun, diretora do Smithsonian American Art Museum em Washington de 1989 a 2016, acrescentou que acreditava que a era das mídias sociais tinha desempenhado um papel importante, principalmente porque nos fez passar 'da alta arte para uma cultura visual abrangente'. .

Certamente, tem havido um número crescente de exposições explorando o tema nos últimos anos. Tim Walker (n. 1970) é atualmente objeto de uma grande retrospectiva na V&A (até 8 de março); A Vogue comemorou seu centenário com uma exposição na National Portrait Gallery, em Londres; Cecil Beaton terá uma exposição no mesmo local a partir de 12 de março do próximo ano; enquanto na Tate Modern, as fotografias de Dora Maar, incluindo seus primeiros trabalhos de moda, estão em exibição (até 15 de março).

Aumento dos preços de imagens icônicas

Entre os milhões de fotografias de moda que foram tiradas, algumas alcançaram status icônico. Um exemplo é o Dovima with Elephants, de Richard Avedon, que registrou um recorde mundial em leilão para o artista em 2011. No início deste ano, uma impressão em grande formato da imagem vendida na Christie por US $ 615.000, contra uma estimativa de pré-venda de US $ 350.000-550.000.

'Impressões vitalícias como o Dovima da Avedon são importantes porque elas foram feitas pelo artista ou produzidas sob sua supervisão, geralmente assinadas por eles, o que confirma a aprovação de sua condição e deve estar no mercado', explica o especialista Jude Hull .

"Isso não significa necessariamente que impressões póstumas não sejam aprovadas ou autorizadas pelo artista", ela acrescenta, "mas ter um trabalho assinado na mão do artista sempre agrega valor".

Outro fotógrafo cujo trabalho é sinônimo de ideais de beleza clássica é Horst P. Horst (1906-1999), que foi objeto de uma grande retrospectiva no Victoria and Albert Museum em Londres em 2014. Nos últimos 10 anos, os preços do Mainbocher Corset , 1939 dobraram.

"Por mais importante que a luz seja na criação de uma fotografia como uma imagem fixa, também é a maior ameaça à condição", observa Hull. Way A maneira mais simples de cuidar de sua fotografia é evitar pendurá-la sob luz solar direta.

"Como você faria em pinturas, evite ambientes úmidos e, sempre que possível, garanta que a fotografia esteja protegida - na forma de uma moldura ou cobrindo-a com papel de seda sem ácido em uma montagem segura".

As supermodelos dos anos 90

Cada geração tem seus próprios "pin-ups" - rostos que representam uma época ou estilo. Imagens de Lisa Fonssagrives (1911-1992), que foi aclamada como a primeira supermodelo do mundo, teriam atraído uma geração mais antiga de colecionadores, da mesma maneira que os "supermodelos" da década de 1990 estão impulsionando a tendência atual.

O recente boom no mercado de fotografia de moda colocou Naomi Campbell, Helena Christensen, Cindy Crawford, Linda Evangelista, Tatjana Patitz, Karen Mulder, Claudia Schiffer e Stephanie Seymour de volta aos holofotes, com os melhores preços realizados pelos trabalhos de Peter Lindbergh (b). 1944) e Herb Ritts (1952-2002), entre outros.

Em junho, as "Biker Girls" de Peter Lindbergh foram vendidas em Paris por 187.500 euros contra uma estimativa de 70.000 a 100.000, enquanto o retrato de Stephanie, Cindy, Christy, Tatjana e Naomi, da Herb Ritts, atingiu 200.000, mais do que o dobro da sua estimativa baixa.

Um documento social de seu tempo

A fotografia de moda também pode ser um documento social dos tempos em que foi produzida e exibida, não apenas pelas roupas retratadas, mas também pelo ambiente, pela escolha de modelos, pela arquitetura - até pelos códigos sociais implícitos exibidos no teatro de uma sessão de moda.
A célebre imagem de Terry O'Neill, de 1977, de Faye Dunaway, na noite em que ganhou o Oscar de Melhor Atriz em Rede, tem todo o glamour e beleza de uma ótima foto de moda, mas também é um trabalho de reportagem. A atriz usa um roupão de seda requintado, cercado por jornais com as manchetes da cerimônia de premiação da noite anterior, além de outros eventos mundiais.

A foto foi tirada no The Beverly Hills Hotel, que era um importante ponto de encontro de celebridades desde a década de 1930.

À medida que nos afastamos do século XX, essas imagens assumem uma importância ainda maior como documentos do passado. E com a passagem de Terry O'Neill no mês passado, as impressões vitalícias dessas imagens se tornarão cada vez mais escassas no mercado.

Certificados, proveniência, condição

'Compre algo que você ama', aconselha Hull a novos colecionadores 'e tente garantir que seja assinado / carimbado pelo artista ou que tenha um certificado de autenticidade que o acompanha. Verifique se está em boas condições, procure uma procedência sólida e concentre-se no menor número de edição possível. '

 

Fonte:https://www.christies.com/features/Why-smart-collectors-are-looking-to-fashion-photography-10237-1.aspx?sc_lang=en&cid=EM_EMLcontent04144B01C_0&cid=DM357931&bid=200678754

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
A arte fotográfica de Pico Garcez -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
Alma da Rua II -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais