Carregando... aguarde
As seis pinturas mitológicas épicas de Ticiano serão reunidas enquanto a Wallace Collection anuncia os primeiros empréstimos - Guia das Artes
As seis pinturas mitológicas épicas de Ticiano serão reunidas enquanto a Wallace Collection anuncia os primeiros empréstimos
As seis pinturas mitológicas épicas de Ticiano serão reunidas enquanto a Wallace Collection anuncia os primeiros empréstimos
A Galeria Nacional de Londres exibirá a série no próximo ano e emprestará um trabalho de Rubens em troca.
inserido em 2019-11-19 19:10:53
Conteúdo

A Galeria Nacional de Londres exibirá a série no próximo ano e emprestará um trabalho de Rubens em troca.

 

A Wallace Collection concordou em emprestar Perseus e Andrômeda (1554-56), de Ticiano, para a Galeria Nacional de Londres no próximo ano, após a suspensão das restrições de empréstimo no museu de Londres, após uma "reinterpretação" da vontade de Lady Wallace de 1897.

A medida significa que a série épica de Ticiano de seis pinturas mitológicas, conhecida como Poesie, será reunida pela primeira vez desde o final do século XVI. Em troca, a Galeria Nacional emprestará A View of Het Steen, de Rubens, no início da manhã (1636) para a Wallace Collection.

Em uma coletiva de imprensa hoje, Gabriele Finaldi, diretora da Galeria Nacional, disse: “Os curadores da Wallace Collection tomaram a importante decisão de emprestar [o trabalho de Ticiano]. Somos muito solidários porque o público em geral é o beneficiário. ”Sob os novos termos de empréstimo, o Wallace emprestará obras temporariamente pela primeira vez em seus 119 anos de história.

Perseu e Andrômeda deverão posteriormente ser exibidos em Ticiano: Amor, Desejo, Morte (16 de março a 14 de junho de 2020) na Galeria Nacional, reunindo-se com outras cinco obras do ciclo original, incluindo Danaë (1551-3) de Wellington Coleção em Londres e o Rape of Europa (1562), extraído do Museu Isabella Stewart Gardner, em Boston. Um trabalho concebido como parte da série e executado posteriormente, Death of Actaeon (1559-75), também será incluído.

“Na década de 1550, Ticiano oferece ao rei da Espanha [Filipe II] essa série mitológica que é realmente um resumo de sua carreira; são obras de extraordinária invenção e obras de arte que tiveram um enorme impacto ao longo dos tempos ”, disse Finaldi.

Enquanto isso, A View of Het Steen, de Rubens, no início da manhã, será exibido ao lado de sua peça complementar, Rainbow Landscape (por volta de 1636), na Wallace Collection no próximo ano (maio a setembro de 2020). Os trabalhos foram vistos pela última vez juntos no início do século XIX.

“Esses são projetos que seriam impensáveis algumas semanas atrás. Ao reuni-los [os dois trabalhos de Rubens], poderemos ver o que Rubens pretendia. Eles foram breve e secretamente reunidos em meados dos anos 90, quando a galeria [Nacional] fez uma exposição sobre as paisagens de Rubens. Era tão secreto que [como curador] eu não sabia que isso estava acontecendo nos estúdios de conservação da Galeria Nacional ”, acrescenta Finaldi.

A coleção Wallace abriga as coleções de arte e armaduras reunidas pelos quatro primeiros marquesses de Hertford e sir Richard Wallace. A coleção de Wallace foi legada por Lady Wallace, a viúva de Sir Richard, em 1897. Seu testamento especifica que o legado da família sempre deve ser "mantido junto" e sem mistura com outras obras de arte. O presidente de Wallace, António Horta-Osório, reiterou que havia sido procurado aconselhamento jurídico para diminuir as restrições de empréstimos, e o consentimento foi dado pela Comissão de Caridade.

"Os Wallaces entregaram essa coleção à nação para que os curadores cuidassem", diz Bray. “Eles poderiam ter criado uma fundação privada. Richard Wallace teria aprovado a mudança para manter o local vivo ”, diz Xavier Bray, diretor da Coleção Wallace. Ele confirmou que as negociações estão em andamento com o Museu Kunsthistorisches de Viena sobre uma possível exposição sobre armaduras renascentistas alemãs.

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
01/Jan
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
17/Ago
Exposição: Sotaques Paulistanos da Bauhaus por Leonardo Finotti - A MOSTRA DESENVOLVIDA PELO FOTÓGRAFO LEONARDO FINOTTI ESTIMULA NOVOS OLHARES AO VOCABULÁRIO FORMAL DA BAUHAUS E DESTACA A PRODUÇÃO DA ARQUITETURA BRASILEIRA
Saiba mais
Dom
18/Ago
Exposição Scorzelli Megabichos - Museu reúne instalações e obras inéditas de Marcos Scorzelli
Saiba mais
Seg
14/Out
MUSEU DA CHÁCARA DO CÉU APRESENTA EXPOSIÇÃO “MUNDO”, CRIADA ESPECIALMENTE PARA O PÚBLICO INFANTO-JUVENIL - Crianças passarão por uma passagem secreta e terão acesso pela primeira vez a objetos de viagem de Castro Maya.
Saiba mais
Sáb
26/Out
Mostra ‘Sob Ataque’ volta à revolução de 1924 para abordar as bombas reais e simbólicas que contam a história do bairro dos Campos Elíseos - Exposição, idealizada pelo Coletivo Garapa, abre-se ao público dia 26 de outubro e segue em cartaz até 15 de março na Casa da Imagem.
Saiba mais
Qui
07/Nov
EXPOSIÇÃO “SAPATOS QUE PISAM CAMINHOS DIFERENTES” - O Museu Municipal recebe a última exposição do ano. “Sapatos que pisam caminhos diferentes”, que reúne peças deste segmento que datam do início do século XX.
Saiba mais
Qua
13/Nov
Centro Cultural Banco do Brasil recebe retrospectiva da artista japonesa, Chiharu Shiota - Exposição tem trabalhos de Chiharu Shiota do início de sua carreira, em 1994, até instalações inéditas inspiradas no Brasil.
Saiba mais
Ter
19/Nov
EXPOSIÇÃO DE CILDO MEIRELES NO RIO É PRORROGADA ATÉ 29 DE FEVEREIRO - Mostra com obras de diversos períodos da carreira do artistacontinua em cartaz na galeria Mul.ti.plo.
Saiba mais