Carregando... aguarde
POETA MARCELO GIRARD LANCA NOVO LIVRO-2021-10-17 - Guia das Artes
POETA MARCELO GIRARD LANÇA NOVO LIVRO
Evento encerrado
POETA MARCELO GIRARD LANÇA NOVO LIVRO
Quando aconteceu
Domingo, 17 Outubro até Domingo, 17 Outubro
Local
Arena Literária
Rua dos inconfidentes, 140 - Centro Histórico
Conteúdo

 

POETA MARCELO GIRARD LANÇA NOVO LIVRO ( NÃO VOU AO MEU ENTERRO) NA 2ª EDIÇÃO  DA FEIRA LITERÁRIA DE TIRADENTES (FLITI)

 

O poeta Marcelo Girard lança seu quinto livro de poesia intitulado NÃO VOU AO MEU ENTERRO na Feira Literária de Tiradentes que acontece de 14 a 17 de outubro de 2021 em Minas Gerais de forma presencial. O livro é uma  compilação dos últimos 4 (quatro) livros do autor e alguns poemas inéditos e mais 6 (seis) poemas que foram publicados pela Revista Literária Brasileira nº.106 (2021) da Academia Brasileira de Letras (ABL) em Julho. E alguns poemas foram gravados em vídeo por atrizes e atores e estão disponíveis na plataforma do you tube.

SOBRE O AUTOR

Marcelo Girard é carioca, poeta e compositor. Em 1990 com apenas 16 anos lançou o polêmico livro de poesia O Dente Cariado De Cristo, em 1999 RAIVÓDIO POESIA MIX.

Em 2005 com prefácio do crítico literário de O Globo, André Luis Mansur, lança  O Perfume do átomo. E em 2016 lança nas plataformas digitais Dublê De Figurante. 

Foi criador da primeira rádio de poesia e literatura do Brasil  fundada  em 2007 até 2020. 

 É editor-chefe de jornais e revistas on-line no Brasil.

 

Em julho  de 2021 foi publicado  pela Academia Brasileira de Letras na Revista da instituição com 6 (seis) poemas. 

   O poeta participou  de coletâneas com autores como: Ferreira Gullar, Olga Savary e o imortal Antônio Carlos Secchin e diversos eventos, feiras literárias, Bienais  e exposições nestes 30 anos de poesia. Conheça mais do autor  no site marcelogirard.com

 

SOBRE O LIVRO

NÃO VOU AO MEU ENTERRO  é o nome do poema mais conhecido do autor que dá nome ao livro que reúne 50 (cinquenta) poemas e frases dos últimos 4 (quatro) livros do poeta :(1990 - O DENTE CARIADO DE CRISTO, 1999 RAIVODIO - Poesia Mix , 2005 - O PERFUME DO ÁTOMO, 2016 - DUBLÊ DE FIGURANTE comemorando 30 anos de poesia.        Uma seleção de alguns dos textos mais publicados em jornais, revistas e mais aplaudidos em feiras, bienais e eventos.

Os 6 (seis) primeiros poemas do livro  foram publicados pela Academia Brasileira de Letras em Julho de 2021.

 

SOBRE A FEIRA

Pelo segundo ano consecutivo, a cidade histórica de Tiradentes (MG) recebe a Feira Literária de Tiradentes (FLITI), evento de incentivo à leitura através da democratização do acesso aos livros e com a presença de autores e atividades lúdicas e literárias para todas as idades. Na primeira edição, a feira foi palco da comemoração dos 40 anos do Menino Maluquinho. Desta vez, os homenageados serão a escritora Paula Pimenta e o ilustrador Roger Mello, que participarão do evento junto com outros 50 convidados entre eles o poeta Marcelo Girard.

A mineira Paula Pimenta estará na Feira para um bate-papo sobre sua trajetória como escritora infantojuvenil e seus livros já publicados. Também entre os homenageados, Roger Mello, grande ilustrador brasileiro, apresentará seu último livro Enreduana (Companhia das Letras). Durante a Feira, a autora do público jovem, Thalita Rebouças, fará uma presença online em um bate-papo sobre o lançamento de "Confissões de Um Garoto Inteligente, Purpurinado e Intimamente Discriminado", o quarto livro da tetralogia Confissões.

Na programação, entre os dias 14 e 17 de outubro, de 10h às 20h, estão previstos espaços para autógrafo, lançamentos de livros, encontros com autores, oficinas de leitura, ciclos de palestras, contação de histórias, apresentações culturais e eventos artísticos. Destaque para a programação especial, em homenagem ao mês das crianças, com atividades voltadas para o público infanto-juvenil no domingo, dia 17 de outubro. Serão convidados autores jovens e adolescentes para compor essa programação diferenciada.

Outro ponto alto da FLITI é o Ônibus-Biblioteca. A biblioteca sobre rodas visitará a Escola Municipal João Pio - Bairro Água Santa, Escola Municipal Prof. Alice Lima Barbosa - Bairro Santíssima Trindade e Pré-escola Municipal Padre Lourival - Bairro Várzea antes do início da feira, com um acervo de 2.000 livros. Assim, através das "visitas literárias", o veículo funcionará como um espaço de leitura e empréstimos gratuitos de livros para os alunos da rede pública de ensino e para os moradores da região.

 

A primeira FLITI foi consolidada como um evento de relevância cultural para a cidade de Tiradentes e de grandes transformações socioculturais. A edição recebeu cerca de três mil e seiscentos visitantes, seguindo todos os protocolos do Programa Minas Consciente. E esse ano não será diferente: máscaras e álcool em gel serão distribuídos durante toda a programação. Realizada novamente no Gramado do Santíssimo Resort, a feira dobrará de tamanho, ocupando também o Largo das Mercês e o Museu da Liturgia no Centro Histórico.

O Gramado do Santíssimo Resort receberá a estrutura central da FLITI. No local serão instalados 15 stands de editoras, uma tenda denominada Arena Literária, onde serão realizadas as programações literárias tais como: lançamentos de livros, encontros com autores, oficinas de leitura, ciclos de palestras, contação de histórias e apresentações culturais. No Largo das Mercês, o Ônibus-Biblioteca FLITI ficará estacionado durante os dias 14, 15, 16 e 17 de outubro de 2021, na lateral da calçada próximo ao Instituto Mário Mendonça. Como uma iniciativa inédita, serão realizadas ações de incentivo à leitura.

O Jardim do Museu da Liturgia, por sua vez, receberá a Roda Ilustrada, um movimento que valoriza a ilustração e o projeto gráfico como elementos dialógicos junto à narrativa verbal. A roda-espiral do Jardim inspira este movimento, que abre espaço para que crianças e adultos sejam leitores igualmente livres e criativos. Assim denominado, o Roda Ilustrada, além de homenagear a roda como elemento narrativo em nossa tradição desde os povos originários, também homenageia o sambista Noite Ilustrada, já que à noite, as ilustrações e as palavras são ainda mais misteriosas.

 

SERVIÇO:

LANÇAMENTO DO LIVRO

Dia: Domingo |  (17) de Outubro de 2021

Hora: 12h

Local:Arena Literária

Gramado do Santissimo Resort

Rua dos inconfidentes, 140 - Centro Histórico, Tiradentes - MG

 

CONTATOS COM AUTOR

http://marcelogirard.com/

Instagram: @marcelogirardcom

YOU TUBE DO AUTOR 

https://www.youtube.com/c/marcelogirard/videos

Venda disponível no site da Editora  Brunsmarck

https://www.editorabrunsmarck.com.br/produto/88/nao-vou-ao-meu-enterro+var-98

* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Minas Gerais"
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Museu do Automóvel da Estrada Real - Quem vai a Tiradentes não pode deixar de conhecer o Museu e recordar um pouco da história automobilística.
Saiba mais
Museu Padre Toledo - É um dos bens culturais mais preciosos construídos no século XVIII.
Saiba mais