Carregando... aguarde
DIVERSOCOLETIVA 5 ANOS da CASA J GALERIA DE ARTE-0202-06-05 - Guia das Artes
"DIVERSO" - COLETIVA 5 ANOS da CASA J GALERIA DE ARTE
Evento encerrado
"DIVERSO" - COLETIVA 5 ANOS da CASA J GALERIA DE ARTE
Quando aconteceu
Sábado, 05 Junho até Terça, 27 Julho
Local
CASA J
Rua Gabro, 11, Santa Tereza
Conteúdo

 

Exposição coletiva composta por pinturas, desenhos, fotografias, esculturas, instalações, gravuras, trabalhos em vídeo, som, performances de artistas, coletivos artísticos, assim como coleções de uma forma específica de arte.

Com participação de 22 artistas do Brasil, Argentina e Iraque indo do jovem Estevão Campos (nasceu em BH aos 7 anos foi morar na Noruega, retorna agora aos 21 para BH) ao consagrado escultor Jose Amâncio de Carvalho (mestre de várias gerações da UFMG).

A CASA J traz como proposta desde o início a 5 anos atrás, fazer se de espaço eclético e democrático com exposições e comercialização de arte sempre dialogando com a arte contemporânea em suas mais diversas linguagens.

A casa aberta ou casa/loja possibilita os compradores visualizarem quadros e objetos de decoração aplicados no ambiente. Dessa forma, a decoração da casa acabava mudando com o tempo, reforçando o convite aos clientes para dar aquela passadinha, tomar um café e ver as novas peças.

‘DIVERSO’

Uma exposição artística designa, tradicionalmente, o espaço e o tempo em que objetos de arte vão ao encontro de um público (fruidor).

DIVERSO, que é diferente; sem semelhança com outra coisa ou pessoa. Que apresenta grande diversidade, multiplicidade: opções diversas. Que não concorda com; em que há discrepância: opiniões diversas. Com múltiplas formas, características, aspectos: obra diversa. Uma exposição pode apresentar: pinturas, desenhosfotografiasesculturasinstalações, gravuras, trabalhos em vídeosomperformances de artistas, coletivos artísticos, assim como coleções de uma forma específica de arte. 

A exposição ‘DIVERSO’ prevê a permanência de vários desses conceitos e mais.

 

A exposição ‘DIVERSO’ tem como intuito proporcionar para seus convidados e visitantes elementos que atraiam pessoas interessadas em trocar informações, que possam contribuir para a evolução de seus sonhos, suas fantasias e a busca do desejado.

Dentro da Casa J, existe uma residência. Casa de uma pessoa só, ‘RESIDÊNCIA DE UMA PESSOA SÓ’. É dentro desse habitar que a artista plástica Camila Lacerda produz sua poética para exibir junto aos artistas diversos nesta exposição.

DIVERSO’ pretende oferecer ao participante, além de entretenimento, a oportunidade de um contato mais próximo com a arte.

  

‘RESIDÊNCIA DE UMA PESSOA SÓ’

Residência é morar e se sentir habitado pelo espaço. Em momentos como este que estamos vivendo, a casa e seus cômodos estão sendo os ambientes de nosso maior convívio.

Para quem mora sozinho, o espaço habitado por móveis, trabalhos e sentimentos é o que traz obstáculos e vida ao lugar.

A Casa J é um espaço de arte, uma casa em que vive uma pessoa só, ‘RESIDÊNCIA DE UMA PESSOA SÓ’. É dentro desse habitar que a artista plástica Camila Lacerda produz sua poética. O espaço a ser explorado pela artista é o quintal da casa. Ali, esse espaço será ressignificado.  

 

‘PROJETO TAPUME’

‘ARTISTA CONVIDADO – NADU SOARES’

O Projeto Tapume é um espaço da Casa J disponibilizado para artistas que trabalham com murais, graffiti e arte de rua. Esses artistas são convidados a desenvolver um trabalho tendo como base tapumes que são colocados na parede externa da Casa J. Sendo assim, a visibilidade que a rua permite e a pintura ao ar livre estão em colaboração para o momento pandêmico, pois não é necessário um espaço fechado e aglomerações para a fruição poética. Passantes, motoristas e transeuntes poderão ver o trabalho em desenvolvimento e finalizado na rua Salinas, uma das principais ruas do bairro de Santa Tereza, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

 

‘PERFORMANCE por Luíza Alvarenga’

‘Ponto de Encontro’

Expandir, contrair, dispersar, reunir são ações opostas e complementares. O movimento eterno de começo, fim e recomeço. No impulso de novos movimentos o caminho se faz, se desenrola em ações, gestos, danças e desenhos, vozes ressoam no ar, assim como uma explosão no espaço que se dissipa ao máximo para em seguida contrair. Concentração, concentrar-ação, um círculo envolto com um ponto no meio, o compasso da consciência, um poder humano que se estiver ao centro pode reunir e visualizar sua própria expansão. Como um farol consegue ver seu entorno! A Casa J será um espaço de residência artística para investigações corporais e imagéticas referentes as pesquisas da bailarina e performer Luíza Alvarenga.

 

‘CENA CURTA’

Em comemoração ao mês do Orgulho LGBTQIA+, a Casa J convida a artista Helena Porto para a apresentação da Cena Curta ‘Sobre Vida’. Helena Porto, 28 anos, Belo Horizontina estudante de Arquitetura e Urbanismo, atriz e cantora. Sua trajetória sempre marcada por sua identidade transgênero, desafia a artista em sua jornada pela cultura e carreira profissional. Seu trabalho artístico traduz e transporta o expectador ao seu íntimo, através de sua narrativa ácida, poética, cativante e empática.

‘SOBRE VIDA’

Um corpo marcado historicamente por lutas e batalhas travadas, hoje permanece de pé, as cicatrizes não são sinônimas de dor e sim de vitórias. Permanecem vivos. Mas onde estão esses corpos hoje? Um corpo Trans, corpo em transição que transita pelo espaço carrega consigo uma bandeira em forma de pele, um tecido maleável, resistente, mas não rígido feito casca, não há cascas.

 

Serviço: 

DIVERSO - COLETIVA 5 ANOS da CASA J GALERIA DE ARTE

De 05\06\21 a 27\07\21, de terça a sábado das 10h às 19h

CASA J - Rua Gabro, 11, Santa Tereza, Belo Horizonte, MG, BR

Tel. 31 9.9344.5621 (Jocimar)  email: casajarte@gmail.com

 

Contato
+55 31 99344-5621

casajarte@gmail.com
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Minas Gerais"
AM Galeria de Arte - A galeria iniciou as atividades em 1990 com representação somente de grandes escultores brasileiros, como Franz Weissmann, Amilcar de Castro, Ascânio MMM, Sérgio Camargo, Bruno Giorgi, José Bento, Jorge dos Anjos e Marcos Coelho Benjamim. Mais tarde, abri
Saiba mais
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Celma Albuquerque Galeria de Arte - Fundada em 1998, a galeria mantém em acervo obras de Adrianne Gallinari, Alan Fontes, Alessandro Lima, Alice Shintani, Daniel Bilac, Eder Santos, Gabriela Machado, Isaura Pena, Janaina Rodrigues, Joacélio Batista, João Castilho, José Bechara, Leda Catunda
Saiba mais
Galeria de Arte do Minas Tenis Club - O artista mineiro Mário Zavagli exibe um conjunto composto por 36 obras, entre aquarela e gliclée print, na mostra “Gravuras e Aquarelas – Mário Zavagli”. São exibidas paisagens naturalísticas, como a Serra da Mantiqueira e a cadeia do Espinhaço, inspirad
Saiba mais
Galeria Murilo Castro - A galeria mantém em acervo trabalhos dos artistas Anna Bella Geiger, Julio Villani, Arthur Luiz Piza, Nazareth Pacheco, Adams Carvalho, Abraham Palatinik, Amílcar de Castro, Camille Kachani, Iole de Freitas, Carlito Carvalhosa, Emanoel Araujo, Florian Rai
Saiba mais
Galpão Paraíso 44 - O espaço matém um espaço expositivo com 360m2, além de ateliês, e sala para conversas e workshops.
Saiba mais
Lemos de Sá Galeria de Arte - A galeria iniciou suas atividades em 1992, com o nome de Kolams Galeria de Arte. Realiza exposições e produz livros e eventos afins. Mantém em acervo obras de Amilcar de Castro, Célia Euvaldo, Sergio Sister, Pedro David, Maria-Carmen Perlingeiro, Manfredo
Saiba mais
Mama - Cadela Galeria de Arte - Pedro Moraleida: Pintura e Desenho reúne trabalhos inéditos e obras exibidas apenas no exterior do artista mineiro (1977-1999). São 54 trabalhos, sendo 14 de grande porte. Curadoria de Adriano Gomide (de 28/02/15, às 14h, a 30/03/15).
Saiba mais
Manoel Macedo Galeria de Arte - A coletiva Aposta Certa exibe a produção dos contemporâneos Fernando De La Roque, Bruno Miguel, Julia Debase, Camila Soato, Carolina Ponte e Camila Valones (de 25/04/15 a 23/05/15).
Saiba mais
Moldura Minuto - A Moldura Minuto nasceu em 1999 com o conceito de emolduramento rápido e hoje forma uma rede com de cerca de 71 lojas espalhadas por 31 cidades do Brasil. O espaço comercializa fotos, quadros, serigrafias e imagens gráficas. Atualmente a empresa possui um
Saiba mais
Orlando Lemos Galeria de Arte - Localizada no Jardim Canadá, a Orlando Lemos Galeria possui 800m² de área construída, onde desenvolve sua proposta de fomentar a produção, formação, reflexão e a experimentação artística nos diversos campos de diálogo das artes visuais. A galeria mantém e
Saiba mais