Carregando... aguarde
Piedade e terror em Picasso - o caminho até Guernica-2017-04-04 - Guia das Artes
Piedade e terror em Picasso: o caminho até Guernica
Evento encerrado
Piedade e terror em Picasso: o caminho até Guernica
Quando aconteceu
Terça, 04 Abril até Segunda, 04 Setembro
Local
Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia
Calle de Santa Isabel, 52, 28012
Conteúdo

A Exposição vai celebrar o 80.º aniversário da criação do quadro, por Pablo Tuiz Picasso, e os 25 anos da sua chegada ao museu Reina Sofia (Rainha Sofia).

Segundo nota de imprensa do museu, será “uma grande exposição” que reunirá 150 obras-primas do artista, vindas da coleção do museu e de mais de 30 instituições de todo o mundo, como o Museu Picasso e o Centre Georges Pompidou, de Paris, o Tate Modern, de Londres, o Museu de Arte Moderna (MoMA) e o Metropolitan Museum, de Nova Iorque, entre outros. Guernica é a obra mais emblemática da carreira de Pablo Picasso, que nasceu em Espanha, em 1881, e morreu em França, em 1973, e talvez também da arte do século XX.

 A pintura a óleo sobre tela, de 349,3cm de altura e 776,6cm de largura, mostra os horrores do bombardeamento à cidade basca de Guernica, por aviões alemães do regime nazi, apoiando o ditador Francisco Franco, em 26 de abril de 1937, durante a Guerra Civil espanhola, naquele que foi visto como um teste dos bombardeamentos aéreos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Alguns anos antes de morrer, Picasso pediu para que o quadro só fosse devolvido a Espanha quando as liberdades públicas fossem restauradas nesse país. Guernica chegou a Espanha em 1981, depois da morte do ditador Francisco Franco (1939-1975) e da restauração da democracia, em 1977.

Contato
Telefone: +34 917 74 10 00
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Madrid"
423,7Km - Kubik Gallery -Galeria de Arte Contemporânea
Saiba mais
485,7Km - Museu da Musica Mecanica - Consiste numa caixa totalmente fechada, que pretende estabelecer um certo paralelismo com uma caixa de música.
Saiba mais
509,6Km - Museu Berardo - Museu de arte moderna e contemporânea com obras de Picasso, Bacon e Warhol, além de exposições temporárias.
Saiba mais
915,0Km - Musée d'art contemporain de Lyon- O Museu de Arte Contemporânea de Lyon é inteiramente dedicado a exposições temporárias.
Saiba mais
1.052,2Km - Palais deTokyo - Paris - Ancorado no presente e olhando para o futuro, o Palácio de Tóquio também é rico com uma história emocionante, que convida uma jornada através da criação artística. Tornando-se o maior centro de arte contemporânea da Europa em 2012, após a reabilitação de
Saiba mais
3.350,0Km - Museu de Arte Islâmica do Cairo - É considerado um dos maiores do mundo, com a sua coleção excepcional de artefatos em madeira rara e gesso, bem como objetos em metal, cerâmica, vidro, cristal, e têxteis de todos os períodos, de todo o mundo islâmico.
Saiba mais
6.050,2Km - Museu da Motocicleta - Todo o acervo foi adquirido ou doado informalmente e diretamente para o proprietário do acervo.
Saiba mais
6.052,2Km - Museu da Imagem e do Som do Ceará - É responsável, desde sua fundação, pela preservação, difusão e pesquisa da memória audiovisual do Estado.
Saiba mais
6.052,7Km - Museu Siará em Miniatura - O Museu Siará em Miniatura consiste em uma exposição sobre os patrimônios arquitetônicos da cidade de Fortaleza antiga.
Saiba mais
6.053,1Km - Pinakotheke – Fortaleza - Foi inaugurada em 1987, focando na arte brasileira.
Saiba mais
8.150,5Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
8.163,5Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
8.383,4Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais