Carregando... aguarde
Desenhando para um Palácio-2018-04-11 - Guia das Artes
Desenhando para um Palácio
Evento encerrado
Desenhando para um Palácio
Quando aconteceu
Quarta, 11 Abril até Domingo, 27 Maio
Local
Palácio Itamaraty
Esplanada dos Ministérios, bloco H (entrada lateral, voltada para o Ministério da Saúde)
Conteúdo

A exposição traz cerca de 100 peças de mobiliário e design gráfico, do século XVIII ao XX, reunidas pelo Itamaraty com o objetivo de compor ambientes de trabalho e de recepção representativos do melhor do desenho industrial e da manufatura brasileiros. A maior parte do acervo está sendo exposta pela primeira vez ao público.

Entre os destaques da mostra estão: a reconstituição do gabinete do ministro das Relações Exteriores, tal como desenhado pelo arquiteto Sérgio Rodrigues em 1967; uma linha do tempo com a história do mobiliário no Brasil desde o século XVIII, com peças originais; o mobiliário palaciano e convivial de Bernardo Figueiredo; tapetes art déco sobre temas indígenas de Fernando Correia Dias; o design de luz de Lívio Levi; e o primeiro computador do Itamaraty, adquirido na década de 1970.

Com a assunção do Barão do Rio Branco como chanceler, em 1902, o Ministério das Relações Exteriores iniciou uma política de investir no design e na arquitetura como instrumentos da diplomacia. A exposição destaca três momentos históricos dessa política: as obras e aquisições realizadas por Rio Branco no Palácio Itamaraty do Rio de Janeiro para a Conferência dos Estados Americanos de 1906; a grande reforma administrativa e arquitetônica realizada por Maurício Nabuco e Rodolpho Siqueira na gestão Octávio Mangabeira (1926-1930); e a construção do Palácio Itamaraty em Brasília, que envolveu a criação de cerca de 40 modelos exclusivos. O acervo está organizado segundo as três funções clássicas do diplomata: representar, informar e negociar.

A exposição apresenta ainda documentos e fotografias inéditos, descobertos nos arquivos históricos do Ministério das Relações Exteriores, em instituições parceiras, como o Instituto Moreira Salles e o Instituto Sérgio Rodrigues, e em arquivos particulares.

 

Realização: Fundação Alexandre de Gusmão e Comissão RE50

O acesso se faz com visitas guiadas de 50 minutos, em português, inglês e francês
Dias úteis: visitas às 9h, 10h, 11h, 14h, 15h, 16h e 17h
Fim de semana: visitas às 9h, 11h, 14h, 15h e 17h

Em razão do grande número de visitantes, recomenda-se fazer reserva por e-mail (visita@itamaraty.gov.br) ou pelo telefone (61) 2030-8051 (atendimento em dias úteis, das 9h às 17h).

Em dias de eventos no Palácio Itamaraty alguns horários de visitação podem ser suspensos.

Saiba mais sobre as regras de visitação em: 
http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/visite-o-itamaraty

Contato
E-mail: visita@itamaraty.gov.br
Telefone: (61) 2030-8051
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Distrito Federal"
52,5Km - Museu de História e Arte Sacra de Santarém - O principal objetivo do Museu de História e Arte Sacra é o de catalogar e salvaguardar boa parte do acervo de cultura religiosa e documental da Diocese de Santarém, pois nas três últimas décadas do século XX, boa parte do acervo religioso do município foi
Saiba mais
52,6Km - Museu de Arte Dica Frazão - O museu é uma das referências para turistas nacionais e estrangeiros que visitam a região, e Dona Dica se queixa da falta de recepcionista bilíngue para auxiliá-la no atendimento aos turistas que não falam português. Ela diz ainda que necessita de mais vi
Saiba mais
66,6Km - Museu Integrado de Óbidos - Situado à Rua Justo Chermont nesta cidade. A Criação do Museu Integrado de Óbidos surgiu da necessidade de se recuperar e preservar a história e o patrimônio de nosso Município, tradicionalmente pela participação que teve em episódios da vida nacional. O
Saiba mais
279,2Km - Museu Municipal de Itaituba Aracy Paraguaçu - O acervo do Museu Municipal Aracy Paraguaçu foi adquirido pela Sr. Regina Lucirene Macedo de Oliveira, que ao longo desses anos, em visita à residência dos moradores, descobriu várias pecas que contam a história da nossa cidade.
Saiba mais
346,7Km - Museu de Arqueologia e História de Maués - O acervo consta com mais 300 peças, com exposições de longa duração e exposições itinerantes. O museu já alcançou mais de 9 mil visitantes desde 1999.
Saiba mais
485,0Km - Centro de Pesquisas Museológicas Museu Sacaca - Vinte mil metros quadrados de exposição a céu aberto e ambientes diversos dão ao visitante do Museu Sacaca a oportunidade de vivenciar as diferentes realidades das comunidades tradicionais da Amazônia.
Saiba mais
487,0Km - Museu Fortaleza de São José de Macapá - A Fortaleza de São José de Macapá é uma das principais edificações militares existentes no Brasil e um dos mais importantes monumentos do século XVIII.
Saiba mais
487,1Km - Teatro das Bacabeiras - O Teatro das Bacabeiras é um teatro localizado em Macapá.
Saiba mais
487,1Km - MUSEU JOAQUIM CAETANO DA SILVA - O nome do Museu é uma homenagem ao médico e diplomata gaúcho Joaquim Caetano da Silva, autor da obra L’Oyapoc et L’Amazone (1861), de fundamental importância na elaboração da defesa apresentada pelo Barão do Rio Branco (que definiu os direitos do Brasil n
Saiba mais
573,3Km - Museu de Ciências Naturais da Amazônia - O Museu de Ciências Naturais da Amazônia é administrado pela Associação Naturalista do Amazonas.
Saiba mais
2.479,1Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
2.648,4Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais