Claudio Barros nasceu no Rio de Janeiro, em 10 de julho de 1963, e trabalha em São Paulo. A pintura é a linguagem na qual guarda os indícios e restos dos diálogos estéticos feitos com seus mestres, como o artista Carlos Scliar, que conheceu e conviveu em Ouro Preto, onde residiu entre 1982 e 1984. A partir de 1985, vem para São Paulo e atua como arte educador no Setor Educativo da Bienal Internacional de São Paulo, em projetos na Secretaria do Estado do Menor, em escolas e diversos projetos culturais e sociais com oficinas curso e workshops. Como artista, participa de exposições coletivas e individuais. Entre as mais recentes, destaca-se o 46º SARP, Salão de Arte de Ribeirão Preto, em 2022 e, em 2020, o Salão de Arte de Vinhedo, em 2020, onde recebeu o Prêmio Aquisição. Entre as exposições individuais, Cláudio realizou em 2003 a exposição O Gesto Fugaz, simultânea com Felipe Zorlini na Casagaleria SP e Um olhar errante no Espaço cultural Cabeceira, SP; em 2017, Fachadas: uma geometria orgânica da pintura, em Ouro Preto, MG e em 2015, Claudio Barros, pinturas, desenhos e gravuras, no Espaço Cultural do TRT da 15ª Região, em Campinas, além de outras mostras realizadas em São Paulo, no MuBE - Museu Brasileiro de Escultura, em São Paulo; na Galeria Paulo Prado e na Galeria do SESC Paulista. Possui obras nos acervos públicos da Pinacoteca Municipal de São Bernardo do Campo, SP; Centro Universitário Maria Antônia, USP SP; Sesc, Pinacoteca Municipal de Piracicaba, SP.
Atuação:
- Professor de Arte
- Artista-educador
-Área de Artes visuais
-História da Arte
Experiência profissional:
- Professor de arte em Educação Formal: Ensino de Arte em escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio
- Arte educador: Oficinas culturais e terapêuticas para pessoas com grave sofrimento psíquico
- Artista plástico atuante com desenvolvimento de projetos e participação em exposições coletivas e individuais
Concepções pedagógicas:
- Processo do fazer em arte, como conhecimento histórico, social e formativo da pessoa humana, desenvolvimento da expressividade, com autonomia, participação e interação com meio, e construção do sujeito e do cidadão.
- Ensino de arte focado no desenvolvimento da linguagem criadora.
- Educação do olhar referendando as próprias experiências do aluno, reflexão sobre sua produção.
- Educação estética referenciada na leitura da produção de arte, na História da Arte, e na leitura da cidade e das manifestações culturais.
Perfil Profissional:
- Experiência em oficinas criação artística em várias modalidades
- Organização de projetos, montagem de exposições, trabalho integrado com áreas de teatro, dança e música.
- Experiência na produção artística
- Docência em Educação Formal – Ensino Fundamental e Ensino Médio
Eixos teóricos:
- Familiaridade com as teorias de desenvolvimento de L. S. Vygotsky, Piaget e Wallon Entendimento dos conceitos de Desafio Perceptivo em Rudolf Arnhein, e do desenvolvimento da linguagem plástica em Rodha Kellogg;
- Familiaridade com os conceitos de estética e criatividade de Fayga Ostrower, Luigi Pareyson, John Dewey. Processo do fazer em arte como atividade estabilizadora de conflitos emocionais
- Desenvolvimento da linguagem visual e plástica, como função cognitiva, aliado ao conceito de imaginação criadora. Prática e reflexão da arte, como processo de conhecimento, histórico, crítico e de integração social e cultural.
- Construção das linguagens da arte como desenvolvimento da expressividade criadora e formadora de um ser humano integral, autônomo e participativo.
- Familiaridade e acesso a História da Arte
Atuações profissionais:
- Docência em Educação Formal
- Professor de arte do Colégio Objetivo Penha - Fundamental II e Médio - Itinerários Formativos - atual
- Professor de Artes Visuais da Escola Castanheiras – Fundamental 2 e Ensino Médio - de janeiro de 2020 a dezembro de 2022 - Oficina de cultura africana e afrobrasileira, 7º ano (integrado à área de Ciências Humanas) – pintura – escultura – marcenaria - Oficina de Criação Audiovisual, 9º ano (integrado à outras áreas) – produção de curtas documentários 9º ano - Oficina de Criação artística - objetos, marcenaria
- Professor de Artes – Colégio Anglo Leonardo da Vinci – Ensino Médio - 2010 a 2019 - Projeto de fotografia - Um olhar sobre a cidade - 1ª série Médio - Projeto de pesquisa dos museus de arte da cidade - 1ª série Médio - Projeto Festival de curtas de ficção - FestCurtas - 2ª série Médio - História da Arte - 3ª série Médio
- Professor de Educação Artística - Colégio Rumo –Ensino Médio e Ensino Fundamental. – 05/2007 SP