Carregando... aguarde
DESENHOSgeometria imperfeitacavidades dilatadas-2022-06-02 - Guia das Artes
“DESENHOS. geometria imperfeita / cavidades dilatadas”
aberto agora
“DESENHOS. geometria imperfeita / cavidades dilatadas”
Quando acontece
Quinta, 02 Junho até Domingo, 04 Setembro
dom
10:00
19:00
seg
ter
09:00
18:00
qua
09:00
18:00
qui
09:00
18:00
sex
09:00
18:00
sab
10:00
19:00
Local
Museu de Arte Contemporânea do Ceará
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema
Conteúdo

 

Museu de Arte Contemporânea do Ceará abre exposição de artista cearense Eduardo Frota

O Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) abre, nesta quinta-feira (2), às 19h, a exposição “DESENHOS. geometria imperfeita / cavidades dilatadas”, do artista visual cearense Eduardo Frota. Com curadoria de Jacqueline Medeiros, a mostra reúne desenhos e elaborações de grandes dimensões no plano das paredes do museu.

O artista desbrava a superfície da materialidade concreta do museu para criar nova fisicalidade. Com uma intervenção artística ampla e direta na arquitetura do próprio museu, Frota lança questões sobre arte, arquitetura, fluxo, espaço e tempo, tais como o que significa ser um museu de arte contemporânea.

Para a curadora Jacqueline Medeiros, Frota usa o elemento da geometria como disparador para o pensamento contemporâneo da arte, mais uma expansão do gesto artístico do que a procura perfeita da simetria geométrica idealizada. “Aqui, a geometria é como um corpo elástico e não como um desenho precisamente calculado. São representações construídas com suas condições físicas imperfeitas por terem sido realizadas manualmente”, afirma Medeiros.

O artista passa a integrar o projeto Trajetórias, programa a partir do qual o MAC-CE convida o público a conhecer ou revisitar o trabalho de artistas cearenses, ou radicados e que produzem no Ceará há muito tempo, a fim de resgatar, fomentar e difundir essas produções. Reconhecido nacionalmente, Eduardo Frota é um artista de importante e intensa trajetória. A mostra, além de evidenciar o seu percurso, apresenta esse trabalho inédito.

Até o dia 4 de setembro de 2022, a mostra poderá ser conferida de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 18h (acesso até 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h (último acesso 18h30).

Para acessar o Museu, é preciso apresentar o passaporte vacinal com pelo menos a 2ª dose ou dose única (a depender do imunizante) e o documento de identificação com foto, seguindo o último decreto estadual.

Serviço
Exposição “DESENHOS. geometria imperfeita / cavidades dilatadas”, de Eduardo Frota
Curadoria: Jacqueline Medeiros
Data: 2 de junho de 2022 a 4 de setembro de 2022
Horário: Quinta-feira (2), às 19h. De terça-feira a sexta-feira (9h às 18h, com acesso até 17h30) e sábados, domingos e feriados (10h às 19h, com acesso até 18h30)
Local: Museu de Arte Contemporânea do Ceará (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Gratuito e livre. Acesso liberado mediante apresentação de passaporte vacinal para pessoas com idade a partir de 12 anos (2ª dose ou dose única, a depender do imunizante) e documento de identificação com foto

 

Fonte: Blog Tudo De Novo

* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Ceará"
Museu da Imagem e do Som do Ceará - É responsável, desde sua fundação, pela preservação, difusão e pesquisa da memória audiovisual do Estado.
Saiba mais
Museu da Loucura - Tem como objetivo principal resgatar a história do primeiro hospital psiquiátrico de Minas Gerais, o lendário Hospital Colônia de Barbacena.
Saiba mais
Museu da Motocicleta - Todo o acervo foi adquirido ou doado informalmente e diretamente para o proprietário do acervo.
Saiba mais
Museu de Arte Contemporânea - O complexo foi batizado de Dragão do Mar em homenagem ao histórico personagem cearense Chico da Matilde, jangadeiro símbolo do movimento abolicionista no estado, que, em 1881 recusou-se a transportar escravos para serem vendidos no sul do país.
Saiba mais
Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará - Preserva e difunde a cultura artística, atuando como uma ponte entre a obra de arte e o público.
Saiba mais
Museu de Arte e Cultura Popular - Acervo de obras de arte, depósito, almoxarifado, duas salas de guias turísticos, Associação da Melhor Idade, museu de arte e cultura popular e WC’s (masculino, feminino e para portadores de deficiências físicas).
Saiba mais
Museu do Automóvel - O Museu possui carros raros como o Renault Fragate 1953, carros clássicos como o Austin Mini e o Citroën 2CV, e nacionais como o Simca Chambord, DKW Vemag e o Renault Dauphine.
Saiba mais
Museu do Ceará - Sua principal missão é promover a reflexão crítica sobre a História do Ceará por meio de programas integrados de pesquisas museológicas, exposições, cursos, publicações e práticas pedagógicas.
Saiba mais
Museu Iguatuense da Imagem e do Som Francisco Alcântara Nogueira - O museu tem como objetivo a preservação e conservação do patrimônio histórico da cidade, através da documentação do material fotográfico, cinematográfico, televisivo, jornalístico, dentre outros que assegure às gerações futuras o legado de sua herança cul
Saiba mais
Museu Siará em Miniatura - O Museu Siará em Miniatura consiste em uma exposição sobre os patrimônios arquitetônicos da cidade de Fortaleza antiga.
Saiba mais
“DESENHOS. geometria imperfeita / cavidades dilatadas” -
Saiba mais