Carregando... aguarde
Cabra-Cega-2017-04-28 - Guia das Artes
Cabra-Cega
Evento encerrado
Cabra-Cega
Quando aconteceu
Sexta, 28 Abril até Sábado, 27 Maio
Local
Galeria Modernistas
Rua Paschoal Carlos Magno, 39 - Santa Teresa
Conteúdo

Através de um inventário iconográfico expresso em pinturas eles se relacionam com o jogo infantil de maneira a remontar elementos paradoxais do fenômeno da visão.

As aproximações e distanciamentos contidos nas obras aqui reunidas remetem aos movimentos de abrir e fechar característicos do pestanejar dos olhos. A visão trás consigo todo o peso de poder ter acesso a algo que é exterior. E, é justamente através dela que a exterioridade se revela por excelência nos seus aspectos impossíveis de apreender, afirma a curadora Gabriela Dottori.

Sobre os artistas:

Dado de Oliveira, natural do Rio de Janeiro, tem sua pintura marcada pelo traço solto e pela saturação de cores que se convertem numa expressão plástica propositalmente infantil e desafiadora. É numa posição análoga a das crianças, nos seus processos de descoberta do mundo, que ele trás em si uma subjetividade tão latente quanto manifesta em sua obra.

Patrícia Chaves, natural do Rio de Janeiro, apresenta telas compostas por pinturas figurativas que explicitam composições furtivas, carregadas de sexualidade, agressividade, desamparo e do duplo lugar da figura de poder "opressor-oprimido". Os trabalhos construídos pela artista trazem a estética inacabada como mote conceitual. Tanto sua técnica quanto sua temática apontam para uma identidade visual autoral.

Contato
Telefone: +55 (21) 3852-8265
E-mail: modernistashospedagem@gmail.com
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Como chegar
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
0,1Km - Museu Casa de Benjamin Constant - "[...] preserva os aspectos das moradias típicas do bairro de Santa Tereza, em meados do século XIX. "
Saiba mais
0,1Km - Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo - "'O Laurinda', como é conhecido, é o centro cultural do bairro mais ligado à memória de Santa Teresa."
Saiba mais
0,5Km - Museus Raymundo Ottoni de Castro Maya – Chácara do Céu - "[...] definido pelo trinômio Museu-Arte-Cidade em função do diálogo evidente entre seu acervo e a cidade do Rio de Janeiro. "
Saiba mais
0,5Km - Academia Brasileira de Literatura de Cordel - "[...]referência para estudiosos e curiosos sobre o tema."
Saiba mais
0,5Km - Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas - "[...] voltado à produção e difusão das diferentes formas de expressões artísticas [...]"
Saiba mais
0,6Km - ATELIER CURVELO - Instalado em um casarão de 1896 com vista para a Baia de Guanabara, em Santa Teresa, o espaço abriga criações do artista plástico Zemog e peças de sua esposa, a designer Rita Dias. Zemog usa materiais nada nobres como tampinhas de refrigerante, espelhos e
Saiba mais
1,1Km - Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro - a riqueza da cultura brasileira, especialmente, da carioca.
Saiba mais
1,1Km - Sala Cecília Meireles - É uma tradicional e conceituada casa de concertos de música.
Saiba mais
1,3Km - Museu da República - As coleções sob sua guarda retratam a vida pública e privada de alguns dos presidentes da República Brasileira.
Saiba mais
1,3Km - Museu do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - Os objetivos da instituição, estabelecidos no Art. 1º do Estatuto de 1838, são mantidos até a atualidade, adaptados às conjunturas nacionais e internacionais, de que é o primordial, "coligir, metodizar, publicar ou arquivar os documentos necessários para
Saiba mais
1,6Km - Ato Falho - Com curadoria de Gabriela Dottori.
Saiba mais
1,7Km - In Memoriam - Com curadoria de Fernanda Lopes, a mostra trata das possibilidades de pensar a prática do desenho por intermédio de diferentes suportes.
Saiba mais
2,4Km - Galeria de Valores - A história da moeda, no Brasil e no mundo, com cerca de duas mil peças do acervo numismático do Banco do Brasil.
Saiba mais
2,4Km - Cícero Dias: Um Percurso Poético - Com curadoria de Denise Mattar e Sylvia Dias.
Saiba mais
2,5Km - Eu me declaro - Artista discute temas como a condição feminina e os jogos de poder na exposição que reúne cerca de 60 obras, do final dos anos 1970 até os dias de hoje.
Saiba mais
2,5Km - Nirvana: Taking Punk to the Masses - Pela 1ª vez fora de Seattle, exposição sobre Nirvana chega ao RJ em junho.
Saiba mais
2,7Km - Inovanças - Criações à Brasileira - Exposição mostra invenções de artistas brasileiros.
Saiba mais
6,2Km - As Múltiplas Faces da Rainha - Com curadoria de Ivair Reinaldim, artista apresenta um conjunto de pinturas e desenhos, a partir de universo particular inspirado nas cenas da vida na corte.
Saiba mais
6,4Km - Coleção MAC Niterói: arte contemporânea no Brasil - No mesmo período, a varanda do museu recebe a exposição Eu só vendo a vista, do artista Marcos Chaves.
Saiba mais
6,4Km - Eu só vendo a vista - Com a curadoria da dupla Pablo León de la Barra e Raphael Fonseca, a exposição é um desdobramento do múltiplo "Eu só vendo a vista", produzido pelo artista em 1997.
Saiba mais