Carregando... aguarde
Anna Bella Lygia Mira Wanda-2018-03-04 - Guia das Artes
Anna Bella & Lygia & Mira & Wanda
aberto agora
Anna Bella & Lygia & Mira & Wanda
Quando acontece
Domingo, 04 Março até Domingo, 11 Novembro
dom
10:00
18:00
seg
ter
10:00
18:00
qua
10:00
18:00
qui
10:00
18:00
sex
10:00
18:00
sab
10:00
18:00
Local
MAC Niterói
Mirante da Boa Viagem, Boa Viagem
Conteúdo

Mulheres ocupam a varanda do MAC O MAC Niterói recebe, a partir de 3 de março, uma exposição só de mulheres, todas importantes nomes do cenário artístico contemporâneo. Com curadoria de Pablo Leon de La Barra e Raphael Fonseca, a mostra “Anna Bella & Lygia & Mira & Wanda” apresenta obras de Anna Bella Geiger (1933-), Lygia Clark (1920-1988), Mira Schendel (1919-1988) e Wanda Pimentel (1943-), presentes na importante Coleção MAC - João Sattamini. Cerca de 50 obras, com técnicas variadas (vídeo, pinturas, gravuras e esculturas), farão parte da exposição. Lygia Clark e Mira Schendel foram grandes pesquisadores das relações entre imagem e geometria no Brasil, sendo que, posteriormente, suas formas saem do plano e se dirigem ao espaço. No caso de Lygia Clark, seu interesse chega mesmo à experimentação de diversos sentidos por parte do público. Enquanto isso, Geiger é uma das precursoras do abstracionismo informal no país. Posteriormente, foi conhecida por suas experimentações na gravura e no vídeo, com destaque para a forma como a palavra exerce um lugar crítico e mesmo humorístico na sua pesquisa. Por fim, Wanda Pimentel é uma artista que trabalha predominantemente com pintura, com criações de obras icônicas durante os anos 1960 e 1970 em que o corpo feminino era fundido a objetos domésticos. Além das telas e esculturas, haverá, ainda, alguns vídeos da Anna Bella Geiger um vídeo sobre a Wanda Pimentel (dirigido pelo Antonio Carlos Fontoura, de 1972). 

Preços e pagamento
Normal: R$ 10,00 | Meia-Entrada: R$ 5,00
Contato
Para mais informações acessar culturaniteroi.com.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Como chegar
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
0,5Km - Museu do Ingá - "Guardião da memória que entrelaça o antigo estado do Rio de Janeiro a sua capital, a cidade de Niterói [...]"
Saiba mais
0,5Km - Solar do Jambeiro - "Sua fachada, constitui um dos mais importantes acervos de azulejos do Brasil."
Saiba mais
0,7Km - MAP - "[...] primeiro museu de arte do Estado do Rio de Janeiro e o primeiro dedicado à memória de um artista."
Saiba mais
2,0Km - Museu da Imprensa Brasileira - O Museu da Imprensa é considerado o oitavo mais importante no gênero do mundo.
Saiba mais
2,7Km - Museu de Arte Contemporânea de Niterói - MAC - "[...] mundialmente reconhecido pelo arrojo e audácia de sua forma, nascida da simplicidade da imagem de uma flor de lótus, símbolo da criação para os egípcios. "
Saiba mais
2,8Km - CASA FRANÇA-BRASIL - Construído em 1820, o edíficio em estilo neoclássico é obra de Grandjean de Montigny (1776-1850), arquiteto da Missão Francesa. Originalmente foi criado para ser a sede da primeira Associação Comercial do País.
Saiba mais
2,9Km - Centro Cultural Correios - responsabilidade pública para com o desenvolvimento social e a cidadania.
Saiba mais
4,4Km - Museu Inaldo de Lyra Neves - O Museu Inaldo de Lyra Neves-Manta recebeu este nome em homenagem ao Presidente Neves Manta, em 8 de julho de 1965, que trabalhou intensamente por sua reabertura.
Saiba mais
4,6Km - Museu da Farmácia da Santa Casa de Misericórdia - É um pequeno museu que mostra a história dos medicamentos, medicina e farmácia.
Saiba mais
4,8Km - Museu da Justiça do Estado do Rio de Janeiro - proporciona aos pesquisadores e ao público em geral o acesso a informações sobre a história da Justiça no Estado do Rio de Janeiro
Saiba mais
5,8Km - Feito poeira ao vento | Fotografia na Coleção MAR - Atravessamos um longo percurso, mas chegamos até aqui. A fotografia nos acompanha desde a sua invenção no século XIX, num processo que passa pela constituição da nossa memória — documental —, esbarrando na arte, onde interage de forma articulada como espa
Saiba mais
5,8Km - Claudio Paiva - O colecionador de linhas - A exposição apresenta, pela primeira vez ao público, o corpus da obra de Claudio Paiva. São mais de 200 obras entre desenhos com suportes e técnicas variadas, instalações e videos, entre eles uma série de entrevistas inéditas com depoimentos sobre Claudio
Saiba mais
5,9Km - MATO - Exposição "MATO" do artista Leo Ares com curadoria de Gabriela Dottori. A abertura será dia 19/05 das 14h às 18h e o período expositivo se estenderá até o dia 17/06.
Saiba mais
10,3Km - “ÂMBAR” - GALERIA DE ARTE IBEU INAUGURA EXPOSIÇÃO DE FELIPE FERNANDES
Saiba mais
10,9Km - Exposição “Dá Licença" - Tramas Arte Contemporânea abre calendário 2018 com a coletiva “Dá Licença”
Saiba mais
17,2Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
43,5Km - Luiz Aquila e sua migração visual na Casa Stefan Zweig -
Saiba mais
216,3Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
365,2Km - Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo. Vanguarda brasileira dos anos 1960 - Coleção Roger Wright - A mostra de longa duração celebra o comodato de 178 obras estabelecido em março de 2015 entre a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Pinacoteca e a Associação Cultural Goivos, responsável pela Coleção Roger Wright.
Saiba mais
365,2Km - Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte moderna - Essa é uma exposição única e especial, que percorre grande parte do cenário histórico-cultural brasileiro do século XX. Sem contar que ampliamos de 49 para 110 obras essa mostra, todas emblemáticas e de reconhecimento internacional. Estamos muito satisfei
Saiba mais