Carregando... aguarde
Aloysio Emílio Zaluar - Guia das Artes
Aloysio Emílio Zaluar
Informações
Nome:
Aloysio Emílio Zaluar
Nasceu:
Rio de janeiro (03/05/1937)
Biografia

Pintor, gravador e cineasta. Estuda pintura na Escola Nacional de Belas-Artes, entre 1956 e 1961; e aprende gravura com Goeldi e Darel Valença Lins. Em 1964, realiza sua primeira mostra individual na Galeria Santa Rosa, no Rio de Janeiro. Participa também em várias edições do Salão Nacional de Arte Moderna, Rio de Janeiro, entre 1958 e 1967. Em 1965 é um dos fundadores da Escola de Belas-Artes de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Dentre as exposições de que participa, destacam-se: Arte Contemporânea Brasil-Senegal, noMAM/RJ, 1975; Panorama das Artes Gráficas Brasileiras, no MAM/SP, 1977; Bienal Latino-Americana de São Paulo, no Parque do Ibirapuera, 1978; Universo do Futebol, no MAM/RJ e na Acervo Galeria de Arte, Rio de Janeiro, 1982; Retrospectiva, no CCBB, Rio de Janeiro, 1993. Além dessas atividades, atua como autor do filme O Clóvis Vem Aí, em 1977.

Cronologia

1956-61 – Estudou pintura na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Foi aluno de Abelardo Zaluar, Henrique Cavalleiro, Jordăo de Oliveira e Quirino Campofiorito, além de praticar gravura com Goeldi e Darel Valença Lins.
1963 – Ornamentou as ruas do Rio de Janeiro para o carnaval, ao lado de Newton Sá e David Ribeiro.
1977 – Escreveu o roteiro e produziu o filme O clóvis vem aí.
1979 – Produziu o vídeo Mitos Vadios-Documento do Sub Homem, com performance
coletiva sua, de Renato Codeço e de Ivald Granato.
Década de 1980 - Produziu a série Baloarte.
1988 – Criou, com sucata, a Trapizonga, "objeto/escultura" acústica que passou a exibir em exposiçőes, participar de performances, vídeos e apresentaçőes de percussionistas.
1994 - Apresentou o vídeo Trapizonga, produçăo e direçăo de Olivier, no Rio de Janeiro.
1999 - Gravou uma participaçăo no filme Meia Lua de Compasso - Brincadeira Carioca, junto com Renata Valente, no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, no Rio de Janeiro.
2000 – Participou da mostra “O Que Neguinho Tá Fazendo”, com o filme Documento das Lupens udigrudi, na Fundiçăo Progresso, no Rio de Janeiro.

Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar