Carregando... aguarde
A Luz de Antônio Peticov-2019-08-03 - Guia das Artes
A Luz de Antônio Peticov
Evento encerrado
A Luz de Antônio Peticov
Quando aconteceu
Sábado, 03 Agosto até Sábado, 17 Agosto
Local
Galeria Ricardo Von Brusky
Rua Estados Unidos, 336 – Jardim América
Conteúdo

 

A Galeria Ricardo Von Brusky e Cacá Nóbrega apresentam a exposição “A Luz de Antônio Peticov”, com abertura dia 2 de agosto, a partir das 18h. No sábado, dia 3 de agosto, às 18h, a galeria promove uma palestra com o artista.

Serão exibidas dez esculturas e duas instalações em neon, reproduções de obras dos anos 80, e seis pinturas em tela inéditas. Os trabalhos em neon foram exibidos pela primeira vez no início da década de 80,  em Milão, cidade italiana em que o artista viveu entre 1971 e 1985, antes de se estabelecer em Nova York por mais 14 anos.

 “No ano passado recebi a visita, aqui em São Paulo, de um velho amigo milanês, trazendo consigo uma pasta de couro contendo a maioria dos meus projetos relacionados com minhas pesquisas com neon. Bingo! Me caía nas mãos a possibilidade de reeditar aqueles trabalhos ligados à Luz relançando-os em uma exposição cuidada e produzida por Ricardo Von Brusky e Cacá Nóbrega, entusiastas e incentivadores de uma espécie de revival de minha obra”, conta Peticov sobre a exposição.

A exposição é uma oportunidade única de apreciar imagens  QUE viraram ícones mundiais ao serem reproduzidas em posters distribuídos pela editora de Bruce McGaw.  “A primeira a  ser lançada foi a reprodução fotográfica da escultura que  inaugurou a utilização da iluminação com neon, a prateleira com os sete vasinhos,  “Natura”. Mais surpreso ainda fiquei ao ver esse poster ser bem aceito e vendido mundialmente durante vários anos”, relembra Peticov.  Após “Natura”, foi feita a  edição da reprodução fotográfica da escultura “The Ladder”, que atingiu igual sucesso pelo mundo a fora”, conta Peticov.

 

SOBRE ARTISTA

 Nascido em Assis, no interior do estado de São Paulo em julho de1946, viveu a sua infância em Cachoeiro de Itapemirim, no Estado do Espírito Santo, mudando para São Paulo em tempo para a comemoração do IV centenário da cidade, quando foi à inauguração do Parque do Ibirapuera, evento que muito o marcou.

O início de sua adolescência foi vivido no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, aonde ficou até completar seus 14 anos.  Foi nessa cidade, ainda maravilhosa, que ele descobriu a sua vocação artística ao conhecer Mario Sales Jr, o MARÇAL.

A partir dos 16 anos, de volta à capital paulistana, divide seu tempo entre as Artes Visuais e o mundo da música tendo sido o responsável pela banda que viria a se tornar Os Mutantes.

Exilando-se em Londres em 1970 transferiu-se para Milão no final de1971 aonde permaneceu até 1985, quando passou a residir e trabalhar em New York lá permanecendo por outros 14 anos.

Seu trabalho foi difundido mundialmente através de capas de discos e de livros assim como calendários, cartões postais e posters, geralmente associado às suas mostras.

 

“A Luz de Antônio Peticov”

Abertura: 02 de agosto, das 18h às 22h

Exposição: de 03 a 17 de agosto, de segunda a sexta, das 11h às 19h. Sábados das 16h às 20h.

Dia 3 de agosto, às 18h, a galeria promove uma palestra com o artista.

Galeria Ricardo Von Brusky

Rua Estados Unidos, 336 – Jardim América

Tel: 2373.0768

www.vonbrusky.com.br

Contato
Tel: 2373.0768

www.vonbrusky.com.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
Mostra ‘Sob Ataque’ volta à revolução de 1924 para abordar as bombas reais e simbólicas que contam a história do bairro dos Campos Elíseos - Exposição, idealizada pelo Coletivo Garapa, abre-se ao público dia 26 de outubro e segue em cartaz até 15 de março na Casa da Imagem.
Saiba mais
ACERVO EM TRANSFORMAÇÃO: MUSEUM OF CONTEMPORARY ART CHICAGO NO MASP - Acervo em transformação é o título da exposição de longa duração da coleção do MASP.
Saiba mais
Arte Infinita - Nascida em uma família de colecionadores, cuja mãe manteve durante 25 anos uma galeria dedicada a incentivar a escultura, Viviane Teperman inaugurou em 2001 a Arte Infinita Galeria.
Saiba mais
Casa Amarela Leilões de Arte - Casa Amarela Leilões de Arte" atuando no mercado de arte de São Paulo desde 1989 e no Distrito Federal desde 1994, especializada em leilões de arte e residenciais.
Saiba mais
Centro Cultural Banco do Brasil recebe retrospectiva da artista japonesa, Chiharu Shiota - Exposição tem trabalhos de Chiharu Shiota do início de sua carreira, em 1994, até instalações inéditas inspiradas no Brasil.
Saiba mais
Democrart -
Saiba mais
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
EXPOSIÇÃO PANORÂMICA SOBRE A OBRA DE ANNA BELLA GEIGER - O MASP e o Sesc estão corealizando uma exposição panorâmica sobre a obra de Anna Bella Geiger (Rio de Janeiro, 1933), que abordará diversos períodos da trajetória da artista, incluindo trabalhos desde a década de 1950 até os anos 2000.
Saiba mais
Exposição Retratos de Ema Klabin - Confira as palestras e oficinas na Casa-Museu Ema Klabin
Saiba mais
Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
Galeria Leme - Desde a sua abertura em novembro de 2004, a Galeria Leme apresenta um programa inovador na cena da arte Brasileira, representando artistas brasileiros e internacionais, frequentemente convidados a criar e produzir novos e ambiciosos projetos no prédio de
Saiba mais
Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
GALERIA TÁTIL- A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu. A seleção das obras foi realizada considerando a indicação do público com deficiências visuais que participou de visitas orientadas ao acer
Saiba mais
Galeria Tatil na Pinacoteca de Sâo Paulo - A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu
Saiba mais
Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
Luciana Brito Galeria - Quinze anos depois de inovar a cena artística paulistana com seu espaço na Vila Olímpia – um dos primeiros a ser projetado por um escritório de arquitetura já tendo em vista as necessidades de uma galeria de arte contemporânea –, a Luciana Brito Galeria s
Saiba mais
MUIRAPIRANGA - EXPOSIÇÃO ‘MUIRAPIRANGA’, DE ELIZABETH TITTON, INAUGURA NOVO ESPAÇO NA FUNARTE COM OBRAS DE GRANDE PORTE
Saiba mais
Palácio Tangará promove exposição em homenagem ao legado de Ayrton Senna - Com inauguração na próxima quinta-feira (14/11), a exposição é parte de uma parceria firmada entre o Instituto Ayrton Senna e o Palácio Tangará; ações buscam reverter recursos para projetos educacionais implementados pela organização na rede público do pa
Saiba mais
Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais