Carregando... aguarde
Madeleine Colaço - Guia das Artes
Madeleine Colaço
Informações
Nome:
Madeleine Colaço
Nasceu:
Tanger - Marrocos (22/05/1907)
Faleceu:
Riode Janeiro - RJ - Brasil (24/11/2001)
Sobre o artista



Comentário crítico

A obra de Madeleine Colaço ocupa posição de destaque na história da tapeçaria no Brasil. E o impacto que a convivência com a natureza e a cultura brasileiras, desde a década de 1940, têm em seu trabalho é decisivo para a consolidação dessa posição. Isso porque, da técnica de bordado aos motivos e padrões ornamentais, as tapeçarias de Colaço incorporam aspectos característicos do país. No caso do "ponto brasileiro", assim batizado pela colecionadora francesa Marie Cuttoli (1879-1973), é o ritmo e a cadência do samba que são incorporados à técnica do bordado. Diz a artista: "Eu escutava um samba [...] quando percebi que o ato de bordar também poderia ter uma cadência, impor um ritmo à agulha1".


Os "sambas bordados" de Colaço, como têm sido chamados, tomam por base o ponto de Arraiolos, aprendido em Portugal, mas introduzem variações, incorporando o imprevisto e o aleatório. Ao invés de trabalhar sempre numa mesma direção, como é a norma no ponto português, a artista propõe um "modo livre e criativo de trabalhar com a agulha, sem qualquer direção pré-determinada2". Essa liberdade se estende a outros aspectos técnicos: a artista não produz cartões preparatórios, mas desenha os motivos diretamente na tela; escolhe materiais variados, desde lã e algodão a fios acrílicos e metálicos, realizando muitas vezes misturas ousadas de cores.


Os motivos inspiram-se principalmente na exuberância da fauna e flora brasileiras, mas também nas festas e em personagens populares, nos azulejos e na arquitetura das casas e igrejas coloniais. Estas últimas transformam-se em padrões geométricos que, aliados ao colorido, chegam por vezes a lembrar a pintura de Alfredo Volpi (1896-1988).


Notas

1 Apud KAC, Eduardo; FAGUNDES, Antonio Fernandes. Na cadência do 'samba bordado'. In: Madeleine Colaço. Rio de Janeiro: Index, 1988.

Fonte: Itau Cultura
Biografia

Um dos nomes mais importantes da tapeçaria brasileira, Madeleine Ribeiro Colaço estudou tapeçaria no Marrocos, França, Inglaterra e Portugal, seguindo uma tradição familiar que remontava ao seu bisavô, que era tapeceiro de Lyon, França. Seus temas preferidos foram fauna e flora brasileiras, igrejas, fachadas coloniais, festas, paisagens, "sambas" e a estética barroca em suas várias manifestações. Em seus trabalhos misturou seda, lã, algodão e fios metálicos. Criou um bordado, chamado de "ponto brasileiro" - uma nova maneira de bordar, trabalhando ao acaso em todas as direções e fugindo de um desenho rígido - registrado no Centre Internacional de la Tapisserie, em Lausanne, na Suíça. A nova técnica, aliada à sensibilidade e às vivências internacionais de Madeleine, que incluía culturas diferentes, brasileiras, marroquinas e francesas, resultou numa arte colorida e refinada, muito distante do simples artesanato. 1928 - Casou com o jornalista português Thomaz Ribeiro Colaço. 1940 - Veio morar no Brasil com o marido, fugindo da ditadura de Salazar, em Portugal. 1963 - Expôs, pela primeira vez, suas tapeçarias bordadas no Rio de Janeiro. Manteve, ao longo de muitos anos, um ateliê com dezenas de artesãs perto de Maricá, RJ. Realizou inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil, EUA e, principalmente, na Europa. Foram organizadas, entre outras, duas exposições póstumas com os seus trabalhos: 2007 - Galeria Jacques Ardies, São Paulo, SP. 2009 - Madeleine Colaço - A Tapeceira dos Trópicos, Caixa Cultural, Salvador, BA.


Fonte:  https://www.escritoriodearte.com/artista/madeleine-colaco

Cronologia


Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar
Obras deste artista