Carregando... aguarde
José Spaniol - Guia das Artes
José Spaniol
Informações
Nome:
José Spaniol
Nasceu:
São Luiz Gonzaga - RS - Brasil, 1960
Sobre o artista


Biografia

Pintor, desenhista, gravador, escultor e professor. Entre1978 e 1983, cursa artes plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado - Faap,em São Paulo, e tem aulas de gravura com Evandro Carlos Jardim (1935).Paralelamente, frequenta cursos de modelo-vivo e pintura de paisagem naPinacoteca do Estado de São Paulo. Nesta instituição, em 1985 e 1986, orientaoficinas de pintura e gravura e também em 1988 e 1989 é professor de artesplásticas na Faap.

No final da década de 1980, José Spaniol realiza uma sériede pinturas abstratas em que utiliza tintas bastante diluídas sobre um suporteconstituído por ripas de madeira (sarrafos), justapostas vertical ouhorizontalmente. Spaniol, ainda em sua produção inicial, parte de referências aobjetos cotidianos, como portões, balões ou cartazes de rua, e estabelece umatroca entre a função utilitária e a poética. O artista também se destaca por contada relação que estabelece com a arquitetura e os locais expositivos. 

Cronologia

Realiza a mostra individual Pinturas e Objetos, em 1989, naPesp. Vive em Colônia, Alemanha, entre 1990 e 1993, como bolsista do DeutscherAkademischer Austauch Dienst - DAAD [Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico].Em 2003, com Marco Giannotti (1966), Mário Ramiro (1957) e Osmar Pinheiro(1950), cria o espaço de ensino e pesquisa em arte Oficina Virgílio, em SãoPaulo. No mesmo ano, faz exposição individual no Museu Alfredo Andersen, emCuritiba.

Foi indicado em 2005 par o projeto Parque de Esculturas JoséErmírio de Moraes Filho em Curitiba e um ano mais tarde é selecionado pararealizar uma obra no Jardim de Esculturas de Parque Ecológico Maracá, Guaíra,SP. Com sua obra escultórica recebe vários prêmios nos últimos anos como artena cidade/Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. 2010-2011, com ainstalação Descanso na Sala, Parque Burle Marx. Em 2008, Spaniol participou daBienal de São Tomé e Príncipe, na Africa, com curadoria de Adelaide Ginga. Em2009, idealizou a convite da Secretaria Municipal de SP o projeto Tímpano paraa Capela do Morumbi. Em 2010, foi um dos artistas brasileiros selecionado pela29° Bienal de São Paulo. Em 2016, TIAMM SCHUOOMMM CASH!, exposição individualno Octógono da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Projeto ÉTER, curadoria MarcosRizolli, Faculdade de Belas Artes / Universidade do Porto, Cidade do Porto, Portugalem 2017. SP-Arte, Feira de Arte de São Paulo, representado pela Dan Galeria.Exposição individual na DAN Galeria São Paulo chamada TIUMMMMTICHAMM em 2018.Em 2019, Fábrica de Arte Marcos Amaro, Itu e no mesmo ano participou da Bienalde Coimbra, Portugal

Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar
Obras deste artista