Carregando... aguarde
Fernando e Humberto Campana- Guia das Artes
Fernando e Humberto Campana
Informações
Nome:
Fernando e Humberto Campana
Nasceu:
Brotas, São Paulo, Brasil (19/05/1961)
Sobre o artista

Humberto (1953) e Fernando (1961 - 2022) Campana são designers e professores, que formavam a dupla Irmãos Campana.

Biografia

Ambos nasceram em Brotas, no interior de São Paulo. Humberto se formou em direito pela Universidade de São Paulo (USP), mas não exerceu a profissão. Na década de 1980, o artista frequentou cursos livres de escultura em metal e argila, na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), assim como de joalheria, com o joalheiro Renato Camargo. Seu irmão Fernando graduou em arquitetura pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, em 1984. Em 1989, fizeram sua primeira mostra, organizada pela empresa A Arquitetura da Luz.



Conquistaram um palco internacional antes mesmo de serem populares no Brasil, aparecendo na revista italiana  “Domus”, em 1993. Em 1996, realizaram uma exposição individual no Palazzo Reale, em Milão, e participaram da exposição coletiva Brasil Faz Design, no Museu da Casa Brasileira, na cidade de São Paulo. Em 1997, suas obras apareceram nas publicações Design Year Book,  e nas edições organizadas pelo historiador americano de design Mel Byars, 50 Chairs e 50 Tables. Em 1998, foram convidados pela curadora de design e arquitetura Paola Antonelli para expor no MoMa (Museum of Modern Art), em Nova York, que desde então abriga a obra A Vermelha, cadeira feita em ferro, alumínio e corda, inspirada em métodos de tecelagem brasileiros. Também nesse ano, começaram uma parceria profissional com a marca italiana Edra.



No mesmo ano, foram escolhidos pelo designer francês Philippe Starck para a mostra Design Der Zukunft (Design do Futuro), no Folk Museum em Bremen, noroeste da Alemanha. Ainda esse ano, lançaram, no Salão do Móvel de Milão, a luminária Estrela, produzida para a Oluce, empresa italiana de iluminação.



Ainda nesse ano, lecionaram no curso de desenho industrial na Faap, e no Museu Brasileiro de Escultura (Mube), de 1999 a 2000. Receberam diversos prêmios, notavelmente incluindo os prêmios George Nelson Design Award, da revista americana Interiors, em 1999; o Le Prix du Nombre d’Or, Salon du Meuble, de Paris; e o Dim Award, da Feira Internacional de Móveis de Valência, Espanha pela cadeira Corallo, em 2005. Além do MoMa, suas obras fazer parte dos acervos do Centre Georges Pompidou, Paris, e Vitra Design Museum, Alemanha.



A partir de 1999, suas obras são mundialmente reconhecidas, e são assunto de discussões sérias no mundo do design. No dia 16 de novembro de 2022, faleceu o artista Fernando Campana.




Texto por Paulo Lorenzo Villela

Cronologia


Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar
Obras deste artista